quinta-feira, 31 de maio de 2012

 Eventos e Exposições


Evento muito interessante sobre o imigrante e o refugiado. Vale a pena participar e é gratuito!

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!






terça-feira, 29 de maio de 2012

 

 Eventos e Exposições

 

Falar sobre as diferenças e a rivalidade é outra forma de falar sobre o outro "estrangeiro"

São Paulo versus Buenos Aires

Anderson Meneses em 27/05/12
A designer Vivian Mota criou uma batalha ilustrada entre as duas maiores cidades da América do Sul, São Paulo e Buenos Aires.
As ilustrações fazem referência ao blog Paris vs Nova Iorque e são postadas no Tumblr sampaversusbuenos.tumblr.com.

Eventos e Exposições



  Conheça o Painel Etnias de Maria Bonomi no Memorial América Latina

mar 23, 2012 Sem comentários
A Fundação Memorial da América Latina entregou a São Paulo, no dia de seu aniversário, a obra “Etnias – Do Primeiro e Sempre Brasil”, de autoria de Maria Bonomi (foto á esquerda). É um presente de grandes proporções e beleza. Trata-se de um conjunto de painéis em argila, bronze e alumínio cujas gravuras – e Maria Bonomi é uma das nossas maiores gravadoras – lançam um olhar sobre os habitantes que aqui viviam antes da invasão dos europeus até os dias de hoje.
Visitação: todos os dias, das 9 às 18h.

 Eventos e Exposições

 

“BsAs” traz obras de artistas argentinos à Choque Cultural

Redação em 09/05/12
Mostra é composta por obras dos artistas Tec, Defi e Chu
A galeria Choque Cultural abriga a arte dos artistas argentinos Tec, Defi, e Chu,  entre os dias 1º de maio e 16 de junho. Trata-se da mostra “BsAs”, que toma conta de todo espaço expositivo da galeria, que tem entrada entrada Catraca Livre.
Os artistas retornam à capital paulista após integrarem a coletiva “De Dentro e De Fora”, que ocorreu no MASP em 2011. Desta vez, os trabalhos dialogam com elementos da arte urbana mesclados à outras linguagens. Embora as obras sejam individuais, elas foram expostas de uma forma que transformou o espaço expositivo em uma instalação peculiar que conversa com o visitante através da vibração das cores e de outros mecanismos interativos.
Expoentes da arte urbana que penetra em seu país, os artistas transitaram dos muros para as galerias há pouco tempo. O público também poderá conferir intervenções feitas pelo trio nas imediações da galeria.
Confira um pouco do repertório dos artistas nas imagens abaixo:

  Eventos e Exposições

 
São Paulo, um olhar de imigrantes
de 28.abr a 30.dez 2012



Exposições

São Paulo, um olhar de imigrantes

de 28.abr a 30.dez 2012


São Paulo, um olhar de imigrantes


 A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição São Paulo, um olhar de imigrantes, com cerca de 30 obras (1893 – 1980), entre pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, que apresentam São Paulo sob o olhar dos artistas imigrantes que chegaram à cidade no começo do século XIX. “As grandes imigrações de trabalhadores que marcam o início do século XX, foram decisivas para definir um horizonte cultural no Brasil. A expansão étnica controversamente, aglutinou as representações de um mesmo espaço como a cidade de são Paulo – pólo de imigração no país.” afirma Ivo Mesquita curador da mostra.


Entre os destaques da mostra estão Draga, 1951, Massao Okinaka, Viaduto Santo Antonio, 1951, Takeshi Suzuki, Paisagem da Vila Sonia, 1947. Tomoo Handa, Esquina do Anhangabaú, Jorge Mori, 1932, São Paulo, Centro, 1956, Maria Bonomi, Rua Apa,1944, Mick Carnicelli, Centro de São Paulo, 1940, Ottone Zorlini, entre outros.


São Paulo de vários olhares integra o programa de exposições temporárias a partir do acervo da Pinacoteca. Com diferentes recortes curatoriais essas mostras propõem um diálogo com a exposição permanente do museu, intitulada Arte no Brasil - uma história na Pinacoteca de São Paulo. “A pinacoteca é um museu estritamente ligado a cidade de São Paulo e o seu acervo registra, por meio dos artistas imigrantes, as transformações ocorridas na cidade desde o século XIX. Esta é a primeira exposição que abre uma série de mostras temporárias relacionadas a iconografia de São Paulo a partir do acervo do museu. Estão sendo consideradas mostras futuras envolvendo convidados, assim como historiadores para trabalharmos as configurações da cidade de são Paulo durante este período”, afirma Ivo Mesquita.
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=637&mn=100

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sejam Bem-vindos ao Blog do Projeto Ponte!
Nosso objetivo através do blog é poder aproximar-nos dos milhares de migrantes que fazem parte de São Paulo, do Brasil e de qualquer canto do mundo até onde nossa palavra possa alcançar. Acreditamos que todos nós somos, de alguma forma, afetados pela mobilidade humana. Na nossa história familiar temos sempre alguém que migrou e, no caso dos países latino-americanos, esta é a realidade que nos constituiu: diferentes etnias, diferentes línguas, diferentes culturas.
Que tal comemorar isto! Festa do Imigrante, Participem!