terça-feira, 30 de outubro de 2012

Filmes, vídeos e livros

Especiais

Múltiplos olhares sobre a relação dos estrangeiros com São Paulo

29/10/2012
Por José Tadeu Arantes
Agência FAPESP – As cidades americanas – tais como se constituíram a partir do período colonial – foram fortemente influenciadas pelas presenças de estrangeiros. É impossível entender sua formação e transformação sem considerar os aportes de adventícios de variadas etnias e culturas que, coletiva ou individualmente, aqui imprimiram sua marca.
Se este é o traço geral, decorrente do próprio processo de colonização – por si mesmo um empreendimento estrangeiro –, ele se torna ainda mais notável em aglomerados urbanos que, por circunstâncias históricas específicas, configuraram desde cedo polos de atração multiétnica e multicultural. Tal é o caso de Nova York, Buenos Aires e São Paulo, para citarmos os exemplos mais característicos.
A análise é do livro São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades, que enfoca vários recortes desse processo de múltiplas dimensões.
Organizada por Ana Lúcia Duarte Lanna, Fernanda Arêas Peixoto, José Tavares Correia de Lira e Maria Ruth Amaral de Sampaio, a obra é uma construção coletiva de 26 autores, tendo como núcleo original as pesquisas do Projeto Temático “São Paulo: os estrangeiros e a construção da cidade”, coordenado por Lanna.
“O livro procura entender a relação dos estrangeiros com a cidade para além da imigração. A figura do estrangeiro que emerge de suas páginas é mais complexa, mais plural”, disse Lanna, professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP).
“Os protagonistas podem ser grupos, como os contingentes de imigrantes, mas também indivíduos, como os intelectuais e profissionais, que vieram e ficaram, ou apenas passaram por aqui”, destacou.
O livro lembra que São Paulo experimentou crescimento vertiginoso a partir da década 1870, quando a cidade provinciana remanescente do período colonial foi definitivamente deixada para trás, e uma jovem metrópole, inspirada em padrões europeus, tomou seu lugar, no contexto do enriquecimento acelerado dos fazendeiros do café e da burguesia industrial incipiente.
Quer como contingente coletivo de trabalhadores, quer nas figuras de empreendedores ou profissionais especializados, os estrangeiros foram personagens fundamentais dessa transição.
Desde então, fazendo jus à máxima ufanista de que “São Paulo não pode parar”, a cidade não parou de se redefinir, em uma autofagia insaciável, até perfilar-se, hoje, entre as 10 maiores megalópoles do planeta.
Fruto dessa multiplicidade de olhares, o livro se estrutura a partir de quatro linhas. O primeiro conjunto de textos, Redes e territórios étnicos, trata da constituição de bolsões urbanos específicos decorrentes das presenças estrangeiras.
Os grandes casos estudados são os dos bairros centrais do Bom Retiro, ocupado, sucessiva ou concomitantemente, por portugueses, italianos, judeus, gregos, armênios, sírios, coreanos, bolivianos, peruanos e paraguaios, e do Bixiga, fortemente marcado pela presença de italianos do sul.
O segundo segmento, Construtores da cidade, reúne artigos sobre os vários profissionais e empreendedores estrangeiros (urbanistas, arquitetos, planificadores, loteadores, construtores e artesãos, entre outros) que atuaram, com suas ideias e práticas, na construção das cidades em toda a América Latina.
Descreve também as relações, ora cooperativas ora conflituosas, que com eles estabeleceram os profissionais locais – contrariando o lugar comum de um país “em branco” construído por “influências estrangeiras”.
A terceira linha, Trajetórias e olhares, procura captar como os trânsitos redefinem permanentemente os pontos de vista dos estrangeiros – notadamente os arquitetos europeus ou norte-americanos, embarcados em projetos profissionais, existenciais ou turísticos fora de seus universos iniciais de referência.
O quarto bloco, Intelectuais, artistas e cidade, tem por foco a cidade de São Paulo, por meio de suas instituições científicas, artísticas e culturais (Museu de Arte de São Paulo, por exemplo), de suas revistas e publicações (como Mirante das Artes), ou da maneira como a cidade em seus diferentes aspectos foi pensada por intelectuais (Lina Bo Bardi, Roger Bastide e Lévi-Strauss, entre outros).
Segundo Lanna, o material acumulado pelo Projeto Temático e pelos dois seminários internacionais realizados em decorrência não foi todo utilizado no livro.
Há um segundo volume no prelo que deve ser publicado em 2012. Parte da documentação usada ao longo da realização do Projeto Temático bem como textos e resultados de pesquisas estão disponíveis no site http://estrangeiros.fau.usp.br.

Filmes, vídeos e livros

Vídeo: Migração "invertida" de Espanha para o Peru







Notícias


  • 30/10/2012 às 09:21    -    Atualizado em 30/10/2012 às 18:05
  • Refugiado da Eritreia mora há 5 dias no Aeroporto de Cumbica

  • Agência Estado Edison Veiga e Rodrigo Burgarelli
A A A
Um refugiado da Eritreia, país no nordeste da África, vive há cinco dias no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. Eseyas Tesfu Habtemar, de 20 anos, aguarda decisão das autoridades brasileiras sobre pedido de refúgio no País. Ele partiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com a irmã Kibramariam Tesfu Habtemar, de 22, que foi obrigada a voltar ao Oriente Médio, e um parente, Meseret Habtegebriel, de 28, que está detido por lesão corporal.
Os três seriam desertores do serviço militar obrigatório da Eritreia. Segundo relatos de religiosos eritreus, o serviço, que também recruta mulheres, desde 2010 não tem prazo para terminar. Ainda haveria casos de perseguição religiosa no país.
Os três chegaram ao Brasil na madrugada de quarta-feira (24) e seguiriam para a Colômbia - onde têm parentes e buscariam refúgio. A companhia aérea que os levaria ao país vizinho, porém, não permitiu que eles embarcassem. Como não tinham autorização para permanecer em território brasileiro, os problemas começaram.
Kibramariam foi acomodada no mesmo dia em um voo de volta a Dubai. Meseret, por sua vez, se envolveu em uma confusão com policiais por causa do impedimento de viajar à Colômbia e continua detido por lesão corporal. A Justiça Federal já determinou sua repatriação, mas, como ele fez um pedido de refúgio para permanecer no País, o caso ainda será analisado. Já Eseyas conseguiu embarcar para a Colômbia porque a empresa aérea voltou atrás em sua decisão após a confusão com Meseret. Chegando lá, porém, a imigração colombiana recusou seu ingresso e ele teve de retornar a Guarulhos. Antes de ser enviado para Dubai, ele também formulou um pedido de refúgio no Brasil.
Segundo a Polícia Federal, Meseret está à disposição da Justiça Federal, que analisa em qual condição ele permanecerá no Brasil. A legislação brasileira determina que, ao declarar a intenção de refúgio, o estrangeiro tenha o direito de permanecer no País até que seu caso seja analisado. O caso dos eritreus mobilizou religiosos e políticos brasileiros. Para o deputado estadual Adriano Diogo (PT), "o problema é enorme". "E ninguém nos informa nada com precisão", disse.

Medo
Refugiados nos Estados Unidos, parentes dos eritreus estão apreensivos. Até a segunda-feira (29) não havia notícias de Kibramariam. "Na Eritreia, desertores são punidos com a morte", disse uma pessoa que acompanha o caso e pediu para não ser identificada.

Os nomes dos três detidos em Cumbica foram revelados com autorização de seus familiares que moram nos Estados Unidos. Como já há histórico de casos de execução por deserção, eles acreditam que, quanto mais o caso for divulgado, menos riscos os três eritreus correrão. Segundo parentes, o governo eritreu já teria a lista de todos os que abandonaram o país. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Eventos e Exposições

 
 
 
 




O Cônsul Geral do Equador em São Paulo,  Embaixador Javier Ponce Leiva e
o Diretor do Instituto Cervantes em  São Paulo, Dr. Pedro Benítez Pérez

Tem o prazer de convidar o(a) senhor(a) e sua família para o evento

A Comemoração de Finados no Equador
Data:     Sábado, 3 de novembro de 2012
Hora:     Das 11h00 às 18h00
Lugar:    Espaço Cultural do Instituto Cervantes de São
             Paulo Av. Paulista, 2439 – terreo
             |Metro Consolação| 


11h00        Programação Infantil. Elaboração de guaguas de pão e colada
                morada
.
11h30        Teatro  de  bonecos  com  a peça Os filhos do vento – Grupo
                La Rana Sabia  (Equador).
13h00        Mesa redonda: O além nas culturas hispano-americanas.
1.-  O  culto  aos mortos  nas  culturas  indígenas  andinas. Fernando Moncayo (Equador).
2.- A morte no sincretismo afro-brasileiro. (Brasil).
3.-  O   fim   da  vida nas religiões (cristianismo, budismo, xintoísmo).  Pe. Mário Geremia.
14h00        Inauguração  da amostra fotográfica Meio ambiente e
                    sustentabilidade no Equador
. Fotógrafos: Cristóbal Corral   e
                Carlos Villalba.
14h30       Pratos típicos do dia dos defuntos.
15h30       Filme Qué tan lejos de  Tania Hermida,  (Equador).
17h00       Apresentações musicais.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Eventos e Exposições


Notícias

DIREITOS HUMANOS Notícia da edição impressa de 23/10/2012
 
Decreto cria comitê de refugiados 
 
JONATHAN HECKLER/JC
Segundo Jurandir Zamberlam, Brasil precisa se preparar para o efeito do “migrante qualificado
Segundo Jurandir Zamberlam, Brasil precisa se preparar para o efeito do “migrante qualificado"
O decreto-lei que cria o Comitê de Atenção para Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas foi assinado ontem pelo governador do Estado, Tarso Genro. A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) ficará responsável pela coordenação do órgão. O anúncio foi feito durante o I Seminário de Mobilidade Humana: Tendências e Desafios no Brasil e no Rio Grande do Sul, na presença do representante do Brasil no Alto Comissariado da Organização das Ações Unidas para os Refugiados (Acnur), Andres Ramirez. Organizado pelo Fórum Permanente de Mobilidade Humana, o evento aproveitou para debater a legislação brasileira relacionada às migrações.

“Há uma necessidade de mudança nas leis que regem os direitos dos imigrantes”, ressalta Paulo Leivas, procurador regional da República. “Estamos atrasados no Brasil. Usamos uma legislação que vê o imigrante como uma ameaça à segurança nacional.”

Segundo Leivas, em 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma convenção internacional que protege os trabalhadores imigrantes. “Até hoje o Brasil não incorporou a convenção porque ainda enxerga essas pessoas como uma ameaça à economia local”, lamenta.

O principal papel do órgão será elaborar o Plano Estadual de Políticas de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico. Com o suporte do Fórum Permanente, a expectativa é de que o comitê possibilite ao governo fomentar novas políticas públicas para a questão, abordando as mudanças dos movimentos humanos nos últimos anos. 

O sociólogo Jurandir Zamberlam afirma que, em 2006, havia 1,175 milhão de estrangeiros no Brasil. Em 2012, esse número cresceu 34%, contabilizando 1,575 milhão. No Rio Grande do Sul, no mesmo período, o acréscimo foi de 32%, e, em Porto Alegre, de 30%. Entre os motivos para o aumento do índice, ele cita o crescimento e a estabilidade econômica do País, o impacto positivo da Lei da Anistia de 2009 (que regularizou quem estava em solo brasileiro), os acordos de residência do Mercosul e a movimentação internacional. Ao menos 4,7 milhões de brasileiros estão no exterior atualmente.

Como membro do Fórum Permanente de Mobilidade Humana, Zamberlam lembra que, nos últimos quatro anos, o Brasil tem registrado um considerável número de imigrantes qualificados. “Com a Europa em crise e as obras da Copa e do PAC, há uma quantidade expressiva de profissionais com formação superior, especialmente nas áreas de construção de navios e extração de petróleo. Estima-se que, em Macaé (RJ), milhares de filipinos estejam trabalhando para a Petrobras.”

No entanto, a maioria dos imigrantes ainda é oriunda da América Latina. Em segundo lugar, vem o Oriente, seguido da Europa. Zamberlam salienta a peculiaridade da expansão do Ensino Superior, que tornou o Estado um destino atrativo. “Cerca de dois mil estudantes africanos escolheram as universidades gaúchas. No entanto, muitos desses migrantes não encontram a acolhida e o acesso aos direitos humanos básicos. O fórum e o comitê vão lutar por isso”, completa.

domingo, 21 de outubro de 2012

Notícias

Grécia: ONGs dizem que imigrantes são “bodes expiatórios” para a crise

 

Várias ONGs gregas denunciam uma hostilidade crescente contra os imigrantes, dizendo que estes estão a ser usados como “bodes expiatórios” para a crise económica.
As acusações das organizações de apoio aos refugiados juntam-se às declarações da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que alertou para “violentos ataques xenófobos contra imigrantes nos últimos meses” na Grécia.
O diretor da ONG grega Aitima afirma que “num clima de crise económica e recessão que destrói a sociedade, estão a transformar-se em bodes expiatórios. E esta forma de olhar para os imigrantes e os refugiados alimenta opiniões extremas e racistas, que se elevaram a um ponto que falamos em ataques racistas a um ritmo diário”.
A imigração tornou-se num tópico controverso na Grécia, depois da entrada do partido ultranacionalista Aurora Dourada no Parlamento, após as legislativas de Junho.
No mês passado, apoiantes e dois deputados do partido promoveram uma violenta ação contra vendedores ambulantes em Atenas.

 

 

Notícias

 Novas ferramentas de pesquisa e ensino sobre refúgio, apatridia e deslocamentos forçados
by refunitebrasil 
Fonte: ACNUR Brasil



Diretório Nacional de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre refúgio, deslocamentos internos e apatridia (1987-2009).

Pesquisadores acadêmicos e estudantes já podem consultar virtualmente, no site do ACNUR Brasil, um banco de dados acadêmicos com resumos de teses e dissertações sobre refúgio, apatridia e deslocamentos forçados produzido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Também está disponível a versão eletrônica do programa de ensino “Direito Internacional de Refugiados”.

O diretório reúne resumos de 23 teses de doutorado e 61 dissertações de mestrado produzidas no Brasil entre 1987 e 2009. Há também informações sobre artigos publicados em periódicos acadêmicos de Relações Internacionais e uma lista de obras específicas que envolvem a temática do refúgio, apatridia e deslocamentos internos. O diretório, que está hospedado em uma página dedicada à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), pode ser acessado no endereço acnur.org/diretorio-nacional-de-teses-de-doutorado-e-dissertacoes-de-mestrado/.



Eventos e Exposições


Eventos e Exposições

O CONSCRE - CONSELHO ESTADUAL PARLAMENTAR DAS COMUNIDADES DE RAÍZES E CULTURAS ESTRANGEIRAS

  
Sentir-se-á honrado com sua presença na palestra “Miscigenação da Raça Brasilíades-Cultura de Paz” que será proferida pela     Profª. Lia Diskin a ser realizada no dia 23 de outubro de 2012, às 15:30 horas, no Auditório Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


CLAUDIO PIERONI
Presidente do Conscre

Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera
São Paulo – SP


Nascida em Buenos Aires, Argentina, en 1950, descendente de búlgaros e russos e radicada no Brasil desde 1971, a jornalista Lia Diskin se tornou um dos maiores nomes quando o assunto é estudos pela cultura de paz. Especialista em técnicas de meditação e em filosofia budista na Índia, teve o Dalai Lama como um de seus professores e hoje se dedica à Associação Palas Athena, um centro de estudos filosóficos sem fins lucrativos dedicado à educação e à assistência social, do qual é co-fundadora.

Eventos e Exposições

35º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais

Águas de Lindóia, 21-25/10


GT22 – Migrações internacionais: interações entre estados, poderes e agentes.
 
Coordenadores:
Maria Catarina Zanini (UFSM)
Helion Povoa Neto (UFRJ)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Notícias


 EUROPEUS PREFEREM O SUL


Imigração para o Rio Grande do Sul sobe 121,4% entre 2009 e 2011, reforçada por profissionais qualificados vindos da Europa.
Na rota dos estrangeiros que deixam seus países em busca de oportunidades no Brasil, o Rio Grande do Sul se tornou o Estado onde mais cresceu a população vinda do Exterior.
A imigração para o Estado é fortalecida por europeus que tentam escapar da crise em seus países, que comprometeu até mesmo o emprego de profissionais qualificados.
O número de residentes oriundos de outras nações no Estado passou de 25,8 mil para 57,1 mil entre 2009 e 2011, alta de 121,4%, segundo o IBGE. Além disso, dados do Ministério do Trabalho mostram que no primeiro semestre deste ano, 872 estrangeiros receberam autorização para trabalhar no Rio Grande do Sul. Em todo 2009, foram 654.
– Vemos portugueses e espanhóis vindo para cá trabalhar em cargos qualificados – diz Neli Fagundes, do setor de Imigração da Superintendência Regional do Trabalho no Estado.
Por muitos anos, o Brasil foi um grande exportador de mão de obra. Hoje, faz caminho inverso. Esse movimento é impulsionado pelo avanço do setor produtivo e de novas tecnologias.
Conforme estudo da Organização Internacional de Migrações, 107 mil europeus deixaram seus países entre 2008 e 2009. E o principal destino foi o Brasil. Nesse cenário, o Rio Grande do Sul atrai por ter menor competição em relação a São Paulo e Rio de Janeiro, menor custo de vida e características mais próximas da Europa.
– Executivos de áreas técnicas, engenharia e desenvolvimento de produto têm sido buscados por empresas com sede europeia instaladas aqui – aponta Rui Mello, sócio-diretor da Mapper Consultores Executivos.
A presença de estrangeiros no país pode representar um desafio extra à força de trabalho local, caso a crise se agrave e não haja política mais restritiva de imigração, avalia Flávio Martins, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul):
– Terão de competir com estrangeiros bilíngues que chegam com nível de escolaridade alto.
Há pouco mais de um ano, o alemão Henning Hueckstaedt, 49 anos, deixou a mulher e os dois filhos na cidade de Leverkusen para trabalhar no polo petroquímico de Triunfo. Diretor de projetos da unidade gaúcha da Lanxess, o engenheiro veio para o Brasil com o desafio de coordenar a produção química de borracha sintética.
– Ficarei aqui pelo menos mais dois anos – conta Hueckstaedt, que tem aulas regulares de português para se familiarizar com o idioma.
Com mais de 20 anos de experiência na indústria química, o engenheiro ainda estranha a nova casa e sente saudade da família. A cada dois meses, Hueckstaedt viaja para a Alemanha, onde entrega relatórios sobre a unidade e visita a mulher e os filhos, de 17 e 21 anos.
– Apesar de estar longe do meu país, sei que esta é uma grande oportunidade para a minha carreira. A empresa precisava que eu estivesse aqui para melhorar os processos – diz o engenheiro, que mora sozinho em Porto Alegre e se desloca para Triunfo todos os dias.
Estudo divulgado pela Organização Internacional de Migrações mostra que 107 mil europeus saíram de seus países entre 2008 e 2009, no auge da crise. O principal destino foi o Brasil:
Espanha: 47,70 mil
Alemanha: 20,93 mil
Holanda: 17,17 mil
Itália: 15,70 mil
Dados da Pesquisa Nacional por Mostra de Domicílios (Pnad) do IBGE também mostram um maior número de estrangeiros vivendo no Rio Grande do Sul, onde a presença mais do que dobrou em dois anos:
2009: 25,8 mil
2011: 57,14 mil
As autorizações concedidas pelo Ministério do Trabalho revelam mudança no perfil dos estrangeiros que chegam ao Rio Grande do Sul. Em 2009, os chineses estavam no topo da lista e os alemães ocupavam a quinta posição. Hoje, os alemães estão em segundo lugar na lista.

Eventos e Exposições

Seminário Internacional: "Cidades Multiculturais. Brasileiros em Lisboa e Portugueses em São Paulo - Perspetivas comparativas"


Nos dias 18 e 19 de outubro será realizado o Seminário Internacional "Cidades Multiculturais: Brasileiros em Lisboa e Portugueses em São Paulo – Perspetivas comparativas". O seminário resulta de parceria entre o DIVERSITAS - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - FFLCH/USP e o CEMRI/Universidade Aberta (Portugal). Os trabalhos decorrerão em videoconferência entre Lisboa (na sede da Universidade Aberta - Palácio Ceia) e São Paulo (no auditório da Casa de Cultura Japonesa - FFLCH/USP, das 10 às 13h).
 
QUI e SEX | 18 e 19.10 | Programação
 
Auditório da Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo

Eventos e Exposições

El Área de Migración del Instituto de la Infancia y Mundo Urbano (CIIMU) y el Grupo Interdisciplinario de Investigadoras Migrantes (GIIM) organizan el Seminario Internacional “Familias migrantes y Estados: migraciones entre América Latina y Europa”, a realizarse los días 21 y 22 de noviembre en la Casa del Mar, Barcelona. Este seminario propone explorar los vínculos entre las regulaciones de los estados de inmigración y las actuales formas de organización familiar que los emigrantes y sus familias sostienen entre Europa y América Latina.
Este encuentro se lleva a cabo como cierre del Proyecto I+D “Políticas migratorias, transnacionalismo familiar y estratificación cívica. Las migraciones latinoamericanas hacia España” financiado por el Ministerio de Ciencia y Técnica del Gob. de España (http://www.ciimu.org/pidpmi/)
Se adjunta programa, por favor difundir la información.  La inscripción es gratuita con aforo limitado, para confirmar la asistencia escribir a: comunicacio@ciimu.org

Eventos e Exposições

V CONGRESO ARGENTINO Y LATINOAMERICANODE ANTROPOLOGÍA

RURAL.
Santa Rosa. La Pampa. 11 al 15 de marzo  2013
“El Mundo Rural: Debates en torno a los nuevos procesos de configuración y reconfiguración en el siglo XXI”

 Organiza: Núcleo Argentino de Antropología Rural (NADAR)
 

Eventos e Exposições


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eventos e Exposições






  Instituto Cervantes São Paulo Instituto Cervantes  
 

Invitación

 
 
El Consulado General de Colombia en São Paulo
invita


Trio Nueva Colombia

Única presentación en São Paulo

Presentación del Trío Nueva Colombiauna de las agrupaciones más emblemáticas y de más amplia trayectoria de la música colombiana de la región andina

Integrantes:
 
Germán Darío Pérez (pianista)Ricardo Pedraza (tiplista)Mauricio Acosta (contrabajista)
Local: Auditorio del Instituto Cervantes de São Paulo
Fecha: 18 de Octubre de 2012 a las 19h30

 Evento Gratuito

¡Divulgue y participe! 
 
  Reserve su lugar escribiendo a bibx1sao@cervantes.es

 
 

Realización:
 
Apoyo:
        
 
 





 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eventos e Exposições


 

MESAS DE MIGRACIÓN:
MIGRACIÓN, CULTURAS Y POLÍTICAS

MIÉRCOLES 7 DE NOVIEMBRE

09:00 a 11:00 hs | Casa de la Primera Imprenta de América [Auditorio 4]
Primera sesión temática
Estado del arte de los estudios migratorios en América Latina

Moderador/es                    Susana Novick . IIGG/UBA [Argentina]


Panelistas                      Gioconda Herrera . FLACSO [Ecuador]

                        José Antonio Soberón Mora . UAEM [México]

                        Juan Gabino González Becerril . UAEM [México]

                        María Elena Jarquín . CEIICH/UNAM [México]

                        María Teresa Medina Vite . UPN-Hidalgo [México]



11:30 a 13:30 hs | Casa de la Primera Imprenta de América [Auditorio 4]
Segunda sesión temática
Metodologías y abordajes teóricos en los estudios de migraciones: la perspectiva de la construcción social

Sesión temática co-organizada con la Red de Posgrados de CLACSO

Moderador/es                    Liliana Rivera Sánchez . CRIM/UNAM [México]


Panelistas                      Alicia Torres Proaño . FLACSO [Ecuador]

                        Axel Ramírez Morales . CIALC/UNAM [México]

                        Bela Feldman . CEMI/UNICAMP [Brasil]

                        Ofelia Woo Morales . UDG [México]

                        Sergio Caggiano . IDES [Argentina]



14:30 a 16:30 hs | Casa de la Primera Imprenta de América [Auditorio 4]
Primera sesión temática (bis)
Estado del arte de los estudios migratorios en América Latina

Moderador/es                    Roberto Benencia . IDES [Argentina]


Panelistas                      Ana María Aragonés . IIEc/UNAM [México]

                        Carolina Stefoni . FCS/UAHURTADO [Chile]

                        Marta Inés Villa . - [Colombia]

                        Raúl Delgado Wise . UACP/UAZ [México]

                        Sergio Cortés Sánchez . FE/BUAP [México]



JUEVES 8 DE NOVIEMBRE

09:00 a 11:00 hs | Casa de la Primera Imprenta de América [Auditorio 4]
Tercera sesión temática
Metodologías y abordajes teóricos en los estudios de migraciones

Sesión temática co-organizada con la Red de Posgrados de CLACSO

Moderador/es                    Bela Feldman . CEMI/UNICAMP [Brasil]


Panelistas                      Alejandro I. Canales . CUCEA/UDG [México]

                        Fernando Neira Orjuela . CIALC/UNAM [México]

                        Guillermo Acuña González . UCR [Costa Rica]

                        María del Carmen García Aguilar . CESMECA/UNICACH [México]

                        Rafael Alarcón . COLEF [México]



11:30 a 13:30 hs | Casa de la Primera Imprenta de América [Auditorio 4]
Cuarta sesión temática
Políticas migratorias

Sesión temática co-organizada con la Red de Posgrados de CLACSO


Moderador/es                    Marta Inés Villa . - [Colombia]


Panelistas                      Alfonso Hinojosa . CIDES/UMSA [Bolivia]

                        Eduardo Domenech . CEA/UNC [Argentina]

                        Miriam Rodríguez Martínez . CESEU/UH [Cuba]

                        Rene Zenteno . COLEF [México]

                        Rodolfo García Zamora . UAED/UAZ [México]





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Filmes, livros e vídeos



CORAÇÕES SUJOS
(Corações Sujos)

de Vicente Amorim. Com Eduardo Moscovis,
Tsuyoshi Ihara e Takako Tokiwa. Brasil, 2011. 107min.

Quando o Japão perdeu a Segunda Guerra Mun-
dial, uma nova guerra entre imigrantes que acei-
tavam e outros que não aceitavam a derrota co-
meçou no Brasil.

Cine Brasil - (VO) - 14 anos
TER (2/10) 20:00 Cine Telabrasil
QUI (4/10) 16:00 Cine Telabrasil

Eventos e Exposições



Afiche.jpg



Seminario Internacional

LA MIGRACIÓN DE RETORNO EN AMÉRICA LATINA
Nuevos desafíos para la política migratoria

2 y 3 de octubre de 2012, Auditorio FLACSO